O melhor da animação portuguesa feita em 2019.
FILMES DE PROFISSIONAIS
Data: 1 Nov. | Hora: 21h15 | Local: ESAD.CR Auditório
Duração: 44 Minutos | Idade: M/12
AQUAMETRAGEM
Realização: Marina Lobo
Portugal, 2018, 06’22’’
O Hidro foi bafejado pela sorte. Em seu redor a água parece não ter fim. Mas o seu estado de alegria é interrompido por sinais de alerta. Afinal, a água é limitada e escassa. Será tarde demais? Conseguirá a família H2O mudar os seus comportamentos e gerir este recurso de forma eficiente, aplicando o princípio dos 5 R’s (Reduzir os consumos, Reduzir as perdas e desperdícios, Reutilizar a água, Reciclar a água e Recorrer a origens alternativas)?
Técnica: Animação 3D | Produção: aToca | Entidade Promotora: Lisboa E-Nova
MARÉ
Realização: Joana Rosa Bragança
Portugal, 2019, 14’05’’
Trazido pelas ondas do mar, um fantástico ser de porte agigantado descobre um aprazível local de grande beleza natural, e faz dele a sua casa, tornando-se o guardião e a alma do lugar. Lá, encontra um alegre rapazinho com quem cria uma laço de amizade, forjado na partilha do prazer que ambos sentem em viver em harmonia com a Natureza. Mas, um dia, a paz é ameaçada por uma maré poluente e ruidosa.
Técnica: Animação 3D | Produção: Animanostra | Co-Produção: Filmanimática, CRL
TIO TOMÁS, A CONTABILIDADE DOS DIAS
Realização: Regina Pessoa
Portugal, 2019, 13’
A partir das memórias afectivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima.Com este filme eu gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se «alguém” para se ser excepcional na nossa vida.
Técnica: Animação Desenho Digital, Objectos, Sombras e Pintura Mural | Produção: Ciclope Filmes, NFB e Les Amateurs
ASSIM MAS SEM SER ASSIM
Realização: Pedro Brito
Portugal, 2019, 10’25’’
Incentivado pelo pai a não consumir todo o seu tempo fechado em casa a jogar computador, um rapaz lança-se na aventura de conhecer os vizinhos
Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Animanostra | Co-Produção: Filmanimática, CRL
O RAPAZ E A CORUJA
Realização: Mário Gajo de Carvalho
Portugal, 2019, 12’18’’
Um jovem rapaz vive a vida de forma mágica, como um sonho, rodeado pela atmosfera pitoresca da sua aldeia. Uma fábula sobre o amor e sobre o acto de o deixar ir.
Técnica: Animação 2D & Desenhos Em Papel | Produção: Filmes do Gajo
FILMES DE ESCOLAS
Data: 1 Nov. | Hora: 18h30 | Local: ESAD.CR Auditório
Duração: 44 Minutos | Idade: M/6
SLEEP TIGHT
Realização: Rafael Garcia, João Ribeiro, Miguel Silva
Portugal, 2018, 04’40’’
“Sleep Tight” segue um jovem que abandona a realidade no seguimento do fim de uma relação. Com a ajuda de comprimidos para dormir, Bill entra num mundo de sonhos mais feito à sua medida que a realidade. Ele tem de decidir a qual dos mundos ele pertence: realidade ou os seus sonhos.
Técnica: Animação 2D, Animação 3D e Rotoscopia | Produção: Escola Superior de Media Artes e Design | Professor Orientador: Luís Alípio
ODE À INFÂNCIA
Realização: João Monteiro, Luís Vital
Portugal, 2019, 07’19’’
Uma rapariga envergonhada, de visita ao parque com o seu pai protector, conhece outra rapariga energética. Juntas elas têm uma nova aventura que a faz descobrir algo que a vai para sempre mudar.
Técnica: Animação 2D Digital e Animação Tradicional | Produção: Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Tecnologia e Gestão | Professora Orientadora: Magda Cordas
52Hz
Realização: Beatriz Barroso, Mariana Peres, Rita Marques, Silvia Tang, Tiago Gomes
Portugal, 2019, 03’28’’
A solidão de uma baleia que não consegue comunicar com as outras pessoas.
Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Universidade Lusófona | Professor Orientador: João Miguel Real
CELLFIE
Realização: Débora Mendes
Portugal, 2019, 03’30’’
Uma cientista procura respostas observando o mundo através da lente do seu microscópio.
Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Universidade Lusófona | Professor Orientador: Pedro Serrazina
NOTIFIED
Realização: Rita Marques, Luana Ramos, Mariana Soares
Portugal, 2019, 04’27’’
Num mundo cheio de ruído e informação, Calleb vai tentar lidar com a sensação de estar sobrecarregado pelo ambiente em seu redor.
Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Universidade Lusófona | Professor Orientador: Pedro Serrazina
SEA SHEPHERD
Realização: Débora Mendes, Mariana Soares
Portugal, 2019, 04’37’’
Uma rapariga serve peixe num restaurante até que este se esgote.
Técnica: Animação Stop Motion, 2D Digital | Produção: Universidade Lusófona | Professor Orientador: João Miguel Real
MANIFESTO: PULP
Realização: Margarida Pereira
Portugal, 2019, 02’51’’
E se estivesses errado? E se tivesses feito um erro, e não pudesses fazer nada para alterar as consequências?
A ansiedade toma o teu corpo, a adrenalina corre-te nas veias, e os únicos pensamentos que tens são voltar atrás e desfazer a tua escolha que te levou ali. Com este manifesto apresenta-se esta maneira de estar. Todo nós sentimos, demonstramos uns mais que outros, utilizamos como incentivo para quebrar barreiras, ou para criar-las. Nem sempre é fácil falar sobre isso, por vezes até passa como fraqueza, mas aqui apresento de forma despida. Medo. O medo é, e sempre foi, dos principais e mais simples dos sentimentos; contudo, a nossa natureza é complicá-lo a ponto de se tornar tabu. Acima de tudo, trata-se de abrir os olhos e a mentalidade do público que se cega com o medo, que levam a vida guiada por este sentimento e não se apercebem até ser tarde demais.
Técnica: Frame-by-frame e Vídeo | Produção: Seeway Formación | Professor Orientador: Roger Vicente
AQUI ENTRE NÓS
Realização: Rita Castro
Portugal, 2019, 03’30’’
Um retrato em movimento de uma relação, a procura de uma ligação forte e verdadeira com o outro e as dificuldades para a alcançar.
Técnica: Animação Tradicional em Papel | Produção: KASK School of Arts | Professor Orientador: Luc Degryse
GROW UP
Realização: Thomas Coutinho
Portugal, 2019, 03’00’’
“Grow Up” é um exemplo, porém um pouco negativo, do futuro e do que é crescer. Assumir uma identidade adulta e as responsabilidades que vêm junto, viver sozinho, trabalhar, não ter em quem depender sem ser nós próprios. Ficamos nostálgicos ao lembrarmos de quão fácil era a nossa vida quando éramos pequenos. Numa montagem por analogia, seguimos a personagem de Phill e vemos algumas das diferenças entre estas duas fases da infância e de ser adulto na sua vida. Phill ainda está agarrado à espectativa do que seria ser adulto, e ainda deseja voltar para a inocência da sua infância. No entanto, numa epifania enquanto dorme, acaba por se aperceber de que a vida é constituída por várias fases e de que crescer não é necessariamente mau.
Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Escola Artística Soares dos Reis | Professor Orientador: Abel Pinto
HOTARU
Portugal, 2019, 02’48’’
Nova é uma criança, vagueia pelo espaço… À procura…. Tentando abrir portas, rodar maçanetas e sem resultado, exausta, deixa-se cair no chão. Após algum tempo, Nova, apercebe-se de uma nova presença que ilumina o seu rosto. Um pirilampo.
A criança levanta-se e segue o pirilampo, que voa lentamente pelo espaço, em direção a uma porta só e distante de todas as outras. Nessa mesma marcha, Nova vai crescendo deixando a sua infância para trás, juntamente com o manto de água do chão que se vai evaporando contra a gravidade. A Jovem abre a porta abruptamente, sentindo uma corrente de pirilampos partir do conteúdo dessa mesma porta e impulsionar o corpo de Nova. Esta perde o equilíbrio e acaba por se afundar no oceano que dominava todo o solo. Agora num novo espaço e criança novamente, nota que o novo local não é nada mais nada menos que o reflexo do primeiro ambiente, mas com mais luz, cor e portas abertas por descobrir.
Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Escola Artística Soares dos Reis | Professor Orientador: Abel Pinto
TO YOU ON THE EVE OF ISOLATION
Realização: Óscar Ferreira
Portugal, 2019, 03’18’’
Tormund vive sozinho, com poucos recursos para sobreviver num mundo em que é sempre inverno. Depois de matar um cervo, ele é visitado por uma criatura mística que o guia por um caminho de auto-reflexão, levando-o a perceber que suas ações têm consequências.
Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Escola Artística Soares dos Reis | Professor Orientador: Abel Pinto
FILMES DE OFICINAS
Data: 1 Nov. | Hora: 17h30 | Local: ESAD.CR Auditório
QUADRADO VIDA E MORTE
Portugal, 2019, 05’41’’
Filme inspirado na obra de M. C. Escher.
Técnica: Desenho Animado | Equipa: Alunos(as) do 6.º ano do Externato Senhora do Carmo | Produção: Casa Museu de Vilar – A Imagem em Movimento | Co-produção: Externato Senhora do Carmo – Lousada, CIM – Tâmega e Sousa | Orientadores: Abi Feijó e Isabel Fonseca
TENHO FOME
Portugal, 2019, 03’58’’
Não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar.
Técnica: Desenho Animado e Cenários em Volume | Equipa: Alunos(as) do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Lousada Este – Caíde-de-Rei | Produção: Casa Museu de Vilar – A Imagem em Movimento | Co-produção: Agrupamento de Escolas Lousada Este – Caíde-de-Rei | Orientadores: Abi Feijó, Isabel Fonseca e Jorge Carvalho
MAR-ME-QUER
Portugal, 2019, 07’55’’
Os filmes apresentam o resultado das oficinas de animação Pequeno Cinema realizadas nas escolas participantes neste ano lectivo de 2018/2019. As oficinas de animação decorrem no espaço da sala de aula, têm a duração de 1:30h a 2h, e propõem aos alunos um primeiro contacto com a técnica de animação stop motion (pixilação). Dada a variedade dos grupos, desde logo a distinção entre os alunos dos jardins-de-infância, cujas idades variam entre os 3 e os 6 anos, e os alunos do primeiro ciclo, com idades entre os 6 e os 10/11 anos, bem como a dimensão dos grupos, alguns de 7/8 alunos até grupos com 26 alunos, as oficinas procuravam articular alguns exercícios e materiais de base com a criatividade, capacidade dos alunos e as limitações do espaço ou dimensão dos grupos. Com a temática da poluição dos oceanos como pano de fundo, “Mar-me-quer”, fica também como um contributo das crianças envolvidas: mares e oceanos, natureza, felicidade, equilíbrio, exploração, poluição, morte. Mar-me-quer, bem-me-quer.
Técnica: Stop-motion e Pixilação | Equipa: Alunos Das 17 Escolas Envolvidas Na Produção | Produção: Cine Clube de Viseu | Co-produção: Escolas EB Aquilino Ribeiro, EB Bigas, EB Fragosela, EB João de Barros, EB Mestre Arnaldo Malho, EB Paradinha, JI Abrunhosa – Sátão, JI Acredita – IPSS, JI Cruz – Sátão, JI Fragosela, JI Lamas – Sátão, JI Lordosa, JI Moselos, JI Orgens, JI Paradinha, JI Pedrosas – Sátão, JI Torredeita | Orientadoras: Graça Gomes e Carla Augusto
OS CHAPÉUS DE PESSOA
Realização: Fernando Saraiva
Portugal, 2018, 10’08’’
Fernando Pessoa foi um dos mais importantes poetas portugueses. Inspirado no universo poético de Fernando Pessoa e partindo da premissa “Sou um guardador de rebanhos, o rebanho é os meus pensamentos, e os meus pensamentos são todos sensações”, os alunos escreveram poemas originais levados pela liberdade de escrita. Fernando Pessoa foi um dos mais importantes poetas portugueses. Inspirado no universo poético de Fernando Pessoa e partindo da premissa “Sou um guardador de rebanhos, o rebanho é os meus pensamentos, e os meus pensamentos são todos sensações”, os alunos escreveram poemas originais levados pela liberdade de escrita.
Técnica: Animação em marionetas recortadas e tridimensionais, animação em desenho, pintura, objetos e areia. | Equipa: Crianças das oficinas do ANILUPA da Associação de Ludotecas do Porto: Turma 4.º B do Agrupamento de Escolas Irmãos Passos | Produção: Associação de Ludotecas do Porto/Anilupa | Orientador: Fernando Saraiva
A DANÇA DAS MÁSCARAS
Realização: Crianças das Oficinas do ANILUPA da Associação de Ludotecas do Porto – Alunos da Turma 4.º B da Escola Básica da Fonte da Moura
Portugal, 2018, 07’17’’
Uma máscara é um objeto para esconder o rosto, esconder a nossa identidade, fingir que somos outras pessoas ou transformamo-nos naquilo que queremos, para o bem ou para o mal. Ao tapar o rosto, podemos assustar as pessoas, divertirmo-nos, brincarmos ou participar em festas tradicionais como o carnaval ou o Halloween. Uma máscara é um objeto para esconder o rosto, esconder a nossa identidade, fingir que somos outras pessoas ou transformamo-nos naquilo que queremos, para o bem ou para o mal. Ao tapar o rosto, podemos assustar as pessoas, divertirmo-nos, brincarmos ou participar em festas tradicionais como o carnaval ou o Halloween.
Técnica: Animação de objetos, pintura e imagem real. | Equipa: Crianças das Oficinas do ANILUPA da Associação de Ludotecas do Porto – Alunos da Turma 4.º B da Escola Básica da Fonte da Moura | Produção: Associação de Ludotecas do Porto/Anilupa | Orientador: Fernando Saraiva
PENSAR AMADEO
Realização: Fernando Saraiva
Portugal, 2019, 15’30’’
Amadeo de Souza-Cardoso foi uma das mais relevantes figuras da arte em Portugal do séc. XX. A sua pintura e a sua curta mas intensa vida, serviram de inspiração para que os alunos refletissem sobre a sua obra e se identificassem com o seu pensamento, as suas vivências e aspetos da sua personalidade. Amadeo de Souza-Cardoso foi uma das mais relevantes figuras da arte em Portugal do séc. XX. A sua pintura e a sua curta mas intensa vida, serviram de inspiração para que os alunos refletissem sobre a sua obra e se identificassem com o seu pensamento, as suas vivências e aspetos da sua personalidade.
Técnica: Animação em desenho sobre papel, recortes, pixilação, animação de objetos, areia, plasticina, pintura e imagem real. | Equipa: Jovens das oficinas do ANILUPA da Associação de Ludotecas do Porto: alunos do 11º ano do Colégio de S. Gonçalo | Produção: Associação de Ludotecas do Porto/Anilupa | Orientador: Fernando Saraiva
CUIDADO, PÁSSAROS!
Portugal, 2019, 03’18’’
Pássaros migradores adormecidos no olival intensivo são apanhados pelas máquinas de apanha noturna. Alguns escapam.
Técnica: Recortes | Equipa: Alice Lucas, João Amante, Madalena Silva, Margarida Cortes, Maria Calhau, Maria Varela, Simone Silva, Sofia Silva, Teresa Pereira, Tomás Salvaterra, Vicente Rodrigues, Afonso Rosado, Jeanne Waltz | Produção: OFFICINA MUNDI/Câmara Municipal de Avis | Orientadora: Jeanne Waltz