A Festa Mundial da Animação é um evento único no mundo que surge como homenagem ao Dia Mundial da Animação criado pela ASIFA – Associação Internacional do Cinema de Animação. É, por isso, celebrado simultaneamente um pouco por todo o mundo, por ocasião das celebrações do 28 de Outubro, dia em que o primeiro passo na animação estava dado por Charles-Émile Reynaud quando, em 1892, projectou através do teatro óptico que ele mesmo inventou, o primeiro filme da história do cinema de animação, “Pauvre Pierrot”, no Museu Grevin (Paris). E, há 18 anos atrás, nasce o Dia Mundial da Animação que, em Portugal, é assinalado pela Casa da Animação – Associação CUltural e adquiriu, em 2013, um carácter itinerante porque é sobretudo essa a nossa vontade: levar o cinema de animação connosco por várias localidades do país.

Este ano Caldas da Rainha é a cidade que nos recebe para sete dias de comemorações concretizados em estreita colaboração entre o Município das Caldas da Rainha e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha – Instituto Politécnico de Leiria.

E assim nasce a 18ª edição da Festa Mundial da Animação da qual todos nós nos orgulhamos muito e para a qual trabalhamos afincadamente ao longo destes meses. E é pelo sentimento de homenagem ao cinema de animação e aos seus autores que apresentamos também a 7ª edição do Prémio Nacional da Animação, a nossa forma de enaltecer e premiar o mérito e a grande qualidade artística da Animação Portuguesa. A eleição do melhor filme divide-se em três categorias: Filmes de Profissionais, Filmes de Escolas e Filmes de Oficinas; será ainda atribuído o Prémio do Público sujeito a votação nacional entre os vários parceiros que aderem às celebrações que não se fixam apenas nesta cidade.
Ao longo de sete dias o Centro Cultural e de Congressos, a Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) e o Centro de Artes recebem inúmeras actividades desde sessões de cinema (nacionais e internacionais), masterclasses, painéis de apresentação de projectos, conversas, workshops/oficinas, exposições, encontros com autores, performances, improvisação e experimentação.

De ressaltar as Cerimónias de Abertura e Encerramento: na abertura teremos um dos momentos mais especiais deste programa, um filme-concerto musicado ao vivo pelo pianista FIlipe Raposo e, como pano de fundo, aquela que é considerada a primeira longa-metragem da história do cinema de animação, “As Aventuras do Príncipe Achmed” (1926), da alemã Lotte Reiniger; no encerramento, além do grande momento que é a atribuição dos troféus aos autores vencedores do Prémio Nacional da Animação 2019, contaremos com a performance de Henrique Fernandes (Casa das Brincadeiras, Sonoscopia) e exibição do filme a que deu origem, “Das Gavetas Nascem Sons”, de Vítor Hugo Rocha (Bando à Parte).

Estão reunidos todos os elementos necessários a mais uma edição de sucesso da Festa Mundial da Animação celebrando, por mais um ano, o que nos move desde 2001: o cinema de animação.
Para o ano estaremos a celebrar novamente esta data num outro local do país e esperamos estar novamente na vossa companhia. Acompanhem-nos!

A Direcção da Casa da Animação,
Regina Machado, Joana Nogueira e Paulo Patrício