Uma excelente selecção do Festival Monstra dedicada em exclusivo ao cinema de animação da república checa com a curadoria: Pavel Horáček e Fernando Galrito. Estreia em Portugal do programa especial inserido nas comemorações dos 20 Anos da MONSTRA – Festival Internacional de Cinema de Animação. Programa gentilmente cedido pelo festival.
Data: 31 Out. | Hora: 15h30 | Local: ESAD.CR Auditório
Duração: 61 Minutos | M/12
RACING FEVER
Realização: Daniela Hýbnerová
2017, 03’17’’
Pneus que chiam, públicos que aplaudem, mulheres bonitas na pista e na linha da meta, mas também rivalidade sem limites. A competição entre os condutores é de tal forma deplorável e matreira, que jamais se consegue imaginar.
THE FALL
Realização: Aurel Klimt
1999, 15’00’’
Um dia cinzento em Moscovo onde as relações entre as pessoas são, nesta era em que vivemos, um absurdo. Um filme com uma leve pitada de humor negro.
MEDIA
Realização: Pavel Koutský
1999, 05’00’’
Um animador é atacado pelos conteúdos dos ‘media’.
THE CLOD
Realização: Jaromír Plachý
2007, 02’00’’
Um espirituoso apagão sobre a vida entre os Pequenos e os Grandes.
TRAM
Realização: Michaela Pavlátová
2012, 08’00’’
As fantasias e anseios de um motorista de eléctrico transformam a realidade num delírio surreal e fálico – música magistral!
FRUITS OF CLOUDS
Realização: Kateřina Karhánková
2017, 10’00’’
Nas clareiras cercadas de bosques escuros, Furry e o seu grupo de amigos vivem dentro das tocas. Alimentam-se apenas de sementes que se tornam frutos brilhantes depois do contacto com o chão mas que raramente aparecem. O medo que os animais têm da floresta não lhes permite que saiam da clareira onde vivem e partam para arranjar comida noutro lugar. Em vez disso ficam resignadamente à espera até que o alimento caia do céu mas Furry recusa-se a resignar-se até porque a floresta desperta a sua curiosidade em querer saber o que se esconde por lá…
MYTHOPOLIS
Realização: Alexandra Hetmerová
2013, 12’00’’
A vida não é simples para o pequeno Minotauro tendo, por sua mãe, Medusa. O olhar enfurecido que emana transforma tudo em pedra o que torna problemática a sua busca por um pai nesta animação que vive de fantasia e repleta de figuras da mitologia grega.
HAPPY END
Realização: Jan Saska
2015, 06’00’’
Uma comédia negra sobre a morte mas com um final final feliz. Uma corrente de encontros inesperados. Caçadores, um condutor de trator, um ‘disco boy’ e um cadáver.