Os filmes seleccionados para a short list na categoria “Filmes de Escolas” desta edição do Prémio Nacional de Animação são os seguintes.

CATEGORIA ESCOLAS

Júri: Isabel Aboim, Lorenzo Degl’Innocenti e Davide Freitas

52Hz

Realização: Beatriz Barroso, Mariana Peres, Rita Marques, Silvia Tang, Tiago Gomes

Portugal, 2019, 03’28’’

A solidão de uma baleia que não consegue comunicar com as outras pessoas.

Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Universidade Lusófona | Professor Orientador: João Miguel Real

CELLFIE

Realização: Débora Mendes

Portugal, 2019, 03’30’’

Uma cientista procura respostas observando o mundo através da lente do seu microscópio.

Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Universidade Lusófona | Professor Orientador: Pedro Serrazina

NOTIFIED

Realização: Rita Marques, Luana Ramos, Mariana Soares

Portugal, 2019, 04’27’’

Num mundo cheio de ruído e informação, Calleb vai tentar lidar com a sensação de estar sobrecarregado pelo ambiente em seu redor.

Técnica: Animação 2D Digital | Produção: Universidade Lusófona | Professor Orientador: Pedro Serrazina

SEA SHEPHERD

Realização: Débora Mendes, Mariana Soares

Portugal, 2019, 04’37’’

Uma rapariga serve peixe num restaurante até que este se esgote.

Técnica: Animação Stop Motion, 2D Digital | Produção: Universidade Lusófona | Professor Orientador: João Miguel Real

ODE À INFÂNCIA

Realização: João Monteiro & Luis Vital

Portugal, 2019, 07’19’’

Uma rapariga envergonhada, de visita ao parque com o seu pai protector, conhece outra rapariga energética. Juntas elas têm uma nova aventura que a faz descobrir algo que a vai para sempre mudar.

Técnica: 2D Digital e animação tradicional | Produção: Instituto Politécnico de Portalegre | Professor Orientador: Magda Cordas

SLEEP TIGHT

Realização: Rafael Garcia, João Ribeiro e Miguel Silva

Portugal, 2018, 04’40’’

“Sleep Tight” segue um jovem que abandona a realidade no seguimento do fim de uma relação. Com a ajuda de comprimidos para dormir, Bill entra num mundo de sonhos mais feito à sua medida que a realidade. Ele tem de decidir a qual dos mundos ele pertence: realidade ou os seus sonhos.

Técnica: Animação 2D, Animação 3D e rotoscopia| Produção: Escola Superior de Media Arts e Design | Professor Orientador: Luís Alípio

MANIFESTO: PULP

Realização: Margarida Pereira

Portugal, 2018, 02’51’’

E se estivesses errado? E se tivesses feito um erro, e não pudesses fazer nada para alterar as consequências? A ansiedade toma o teu corpo, a adrenalina corre-te nas veias, e os únicos pensamentos que tens são voltar a trás e desfazer a tua escolha que te levou ali. Com este manifesto apresenta-se esta maneira de estar. Todo nós sentimos, demonstramos uns mais que outros, utilizamos como incentivo para quebrar barreiras, ou para criar-las. Nem sempre é fácil falar sobre isso, por vezes até passa como fraqueza, mas aqui apresento de forma despida. Medo. O medo é, e sempre foi, dos principais e mais simples dos sentimentos; contudo, a nossa natureza é complicá-lo a ponto de se tornar tabu. Acima de tudo, trata-se de abrir os olhos e a mentalidade do público que se cega com o medo, que levam a vida guiada por este sentimento e não se apercebem até ser tarde de mais.

Técnica: Frame by frame e vídeo | Produção: Seeway Formación | Professor Orientador: Roger Vicente

AQUI ENTRE NÓS

Realização: Rita Castro

Portugal, 2019, 03’30’’

Um retrato em movimento de uma relação, a procura de uma ligação forte e verdadeira com o outro e as dificuldades para a alcançar.

Técnica: Animação Tradicional em Papel | Produção: KASK School of Arts | Professor Orientador: Luc Degryse

GROW UP

Realização: Thomas Coutinho

Portugal, 2019, 03’00’’

Grow Up é um exemplo, porém um pouco negativo, do futuro e do que é crescer. Assumir uma identidade adulta e as responsabilidades que vêm junto, viver sozinho, trabalhar, não ter em quem depender sem ser nós próprios. Ficamos nostálgicos ao lembrarmos de quão fácil era a nossa vida quando éramos pequenos. Numa montagem por analogia, seguimos a personagem de Phill e vemos algumas das diferenças entre estas duas fases da infância e de ser adulto na sua vida. Phill ainda está agarrado à espectativa do que seria ser adulto, e ainda deseja voltar para a inocência da sua infância. No entanto, numa epifania enquanto dorme, acaba por se aperceber de que a vida é constituída por várias fases e de que crescer não é necessariamente mau.

Técnica: Animação 2D por Computador | Produção: Escola Artística Soares dos Reis | Professor Orientador: Abel Pinto

HOTARU

Realização: Marta Ribeiro

Portugal, 2019, 02’48’’

Nova é uma criança, vagueia pelo espaço… À procura…. Tentando abrir portas, rodar maçanetas e sem resultado, exausta, deixa-se cair no chão. Após algum tempo, Nova, apercebe-se de uma nova presença que ilumina o seu rosto. Um pirilampo. A criança levanta-se e segue o pirilampo, que voa lentamente pelo espaço, em direção a uma porta só e distante de todas as outras. Nessa mesma marcha, Nova vai crescendo deixando a sua infância para trás, juntamente com o manto de água do chão que se vai evaporando contra a gravidade. A Jovem abre a porta abruptamente, sentindo uma corrente de pirilampos partir do conteúdo dessa mesma porta e impulsionar o corpo de Nova. Esta perde o equilíbrio e acaba por se afundar no oceano que dominava todo o solo. Agora num novo espaço e criança novamente, nota que o novo local não é nada mais nada menos que o reflexo do primeiro ambiente, mas com mais luz, cor e portas abertas por descobrir.

Técnica: Animação 2D por Computador | Produção: Escola Artística Soares dos Reis | Professor Orientador: Abel Pinto

TO YOU ON THE EVE OF ISOLATION

Realização: Oscar Ferreira

Portugal, 2019, 03’18’’

Tormund vive sozinho, com poucos recursos para sobreviver num mundo em que é sempre inverno. Depois de matar um cervo, ele é visitado por uma criatura mística que o guia por um caminho de auto-reflexão, levando-o a perceber que suas ações têm consequências.

Técnica: Animação 2D por Computador | Produção: Escola Artística Soares dos Reis | Professor Orientador: Nuno Ferreira