WORKSHOPS

ANIMAÇÃO EM ECRÃ DE ALFINETES

Orientação: Alexandre Noyer

Engenheiro electrónico e informático, Alexandre Noyer dedica grande parte do seu tempo à sua maior paixão: cinema de animação tradicional. Sendo um “autodidacta esclarecido”, desde sempre se dedicou a experimentar as várias técnicas de que o cinema de animação pode ser feito e foi dessa forma, na descoberta, que descobre a técnica do ecrã de alfinetes (pinscreen), criada em 1930 pelos cineastas Alexandre Alexeïeff e Claire Parker. Trata-se de um dispositivo de animação de imagem-por-imagem numa uma tela composta por milhares de furos nos quais os alfinetes deslizam. A tela é esculpida usando ferramentas para fazer pegadas em baixo relevo e a iluminação lateral projecta as sombras dos alfinetes à medida que se deslocam e vão saindo compondo, assim, imagens em tons de cinza.

Data: 29 Out. | Horário: 10h00-12h30/14h30-17h30 | Local: ESAD.CR (Sala de 20 Lugares)

CRIAÇÃO DE PERSONAGENS ESTILIZADAS EM ZBRUSH

Orientação: João Sousa

Neste workshop os alunos terão a oportunidade de aprenderem a criar personagens estilizadas em Zbrush, software de escultura digital. Irei mostrar qual o meu processo para criar um busto de uma personagem baseada num design ou arte conceptual.

Parte 1
Data: 30 Out. | Horário: 10h00-12h30/14h30-17h30 | Local: ESAD.CR (Sala de 20 Lugares)
Parte 2
Data: 31 Out. | Horário: 10h00-12h30/14h30-17h30 | Local: ESAD.CR (Sala de 20 Lugares)

ANIMAÇÃO 2D CUT-OUT

Orientação: Vitor Hugo Gomes

Nesta Ooficina de Animação Cut-Out, será abordado o programa “Animate”. Desde a introdução ao software onde serão exploradas as suas ferramentas, até ao desenvolvimento de exercícios de animação de personagens, iremos transformar vetores em personagens animadas.
Vitor Hugo Gomes é licenciado em Design de Animação e Multimédia, no Instituto Politécnico de Portalegre. Em 2011 inicia-se na animação 2D na Bang! Bang! Animation Studio, como animador na série Nutriventures em 2015, participa no Projeto Academia RTP, participando como animador 2D na curta-metragem “Pronto, era Assim”. Em 2016 entra na equipa do Studio SOI, participando em duas seasons da série “The Amazing world of Gumball” da Cartoon Network, e na curta-metragem “ODE” para o Trickfilm-Festival Stuttgart. Colaborou entretanto com a AIM Creative Studios em vários projetos de animação.

Parte 1
Data: 30 Out. | Horário: 10h00-12h30/14h30-17h30 | Local: ESAD.CR – Sala de Animação
Parte 2
Data: 31 Out. | Horário: 10h00-12h30/14h30-17h30 | Local: ESAD.CR – Sala de Animação

ANIMAÇÃO EM GRAVURA

Orientação: Alexandra Ramirez e Laura Gonçalves

Esta oficina propõe conciliar a animação com a gravura. Será criada uma pequena animação feita a partir do registo gráfico de um objecto em movimento. Esta animação será posteriormente traçada em folhas de acetato com base na técnica de gravura ponta-seca, o mesmo processo usado no filme “Água Mole” realizado por Alexandra Ramirez e Laura Gonçalves, formadoras desta oficina. Cada participante levará para casa o conjunto de gravuras finais que compõem a animação. Sobre as orientadoras: Laura Gonçalves licenciou-se em Arte e Multimédia e a Alexandra Ramirez em Pintura, ambas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Começaram a trabalhar em cinema de animação em 2009 na produtora Sardinha em Lata e em 2013 chegaram ao Porto para trabalhar na produtora Bando à Parte. Aqui desenvolveram o seu primeiro filme conjunto, “Água Mole,” continuando também a desenvolver trabalho, pessoal e colectivo inserido neste grupo de realizadores que é o BAP-Studios.

Parte 1
Data: 1 Nov.| Horário: 10h00-12h30/14h30-17h30 | Local: ESAD.CR – Sala de Gravura
Parte 2
Data: 2 Nov. | Horário: 10h00-12h30 | Local: ESAD.CR – Sala de Gravura

MASTERCLASSES

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SÉRIES – CRIAS

Convidado: Joana Peralta e Miguel Fernandez

Data: 29 Out. | Horário: 14h30-16h30 | Local: ESAD.CR – Auditório

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA EM ANIMAÇÃO

Convidado: Manuel Pinto Barros

Partindo da observação de excertos de filmes e making of, serão abordadas questões técnicas e estéticas no que diz respeito à direcção de fotografia na animação em stop-motion e pixilação.
Manuel Pinto Barros é licenciado em Cine-Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), em 2008. Após a conclusão dos seus estudos, integrou diversos projectos como Director de Fotografia, passando por publicidades, curtas-metragens e videoclipes. Na área da animação foi o Director de Fotografia de “Amélia & Duarte”, de Alice Guimarães e Mónica Santos com produção da Ciclope Filmes e também de “Entre Sombras” das mesmas realizadoras, que se encontra em competição na categoria Filmes de Profissionais do Prémio Nacional da Animação 2018, com produção da Animais AVPL. Recentemente finalizou a rodagem de “Ride” novo filme de Paul Bush com produção da Ciclope Filmes.

Data: 30 Out. | Horário: 14h30-17h00 | Local: ESAD.CR – Auditório

A ABSTRAÇÃO NO CINEMA DE ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL

Convidado: Miguel Pires de Matos

Esta masterclass abordará o tema da abstração no cinema de animação, incluindo exemplos de diferentes processos de abstração utilizados por um conjunto de autores do séc. XX e contemporâneos. Serão analisadas técnicas ao nível da imagem, som, movimento e narrativa no contexto do chamado “cinema de animação experimental”. Serão incluídos também exemplos dos filmes “compositio III” e “4 Estados da Matéria”.
Miguel Pires de Matos nasceu em 24 de maio de 1966 em Lisboa. Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa em 1991, possui também o Curso Superior de Piano do Instituto Gregoriano de Lisboa. Dedica-se desde 2010 à realização de filmes de animação experimentais, trabalhando também em programação e produção de festivais de cinema.
Coordenou e co-realizou 3 curtas de animação experimentais estreadas nas cerimónias de abertura do Festival Monstra de Lisboa entre 2010 e 2014. Em 2018 realizou o filme “4 Estados da Matéria”, produzido pela Praça Filmes e realizado com o apoio Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal. Os seus filmes foram nomeados por duas vezes para o Prémio Nacional da Animação e em 2018 recebeu o prémio António Gaio no Cinanima, Festival Internacional de Animação de Espinho. Colabora desde 2012 com a equipa de produção da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, trabalhando atualmente na sua direcção e equipa de programação com o diretor artístico Fernando Galrito. Fez parte da direção da associação cultural Casa da Animação entre 2016 e 2018. É membro do Coro Gregoriano de Lisboa desde a sua fundação em 1989 com o qual gravou 4 CD’s editados internacionalmente pela DECCA em 40 países. Encontra-se atualmente a realizar um doutoramento na Universidade de Lisboa com o tema “abstração no cinema de animação”.

Data: 31 Out. | Horário: 14h30-15h30 | Local: ESAD.CR – Auditório

THE MONKEY – PROCESSO CRIATIVO

Convidado: Nuno Beato, Xosé Zapata, Ricardo Cabral e Lorenzo Degl’Innocenti

“The Monkey” é a última produção da Sardinha em Lata e, não tarda, estreará. Iremos contar com os principais intervenientes nesta curta-metragem de Lorenzo Degl’Innocenti e Xosé Zapata que já colaboraram, enquanto realizador e produtor, no “Desassossego”, produzido também pela Sardinha em Lata.

Data: 1 Nov. | Horário: 14h30-16h00 | Local: ESAD.CR – Auditório

ESCRITA DE ARGUMENTO PARA CINEMA DE ANIMAÇÃO

Convidado: Virgílio Almeida

Nesta masterclass serão revistos os fundamentos da escrita do argumento cinematográfico para filmes de animação.

Data: 2 Nov. | Horário: 14h30-17h00 | Local: ESAD.CR – Auditório