Além da entrega de prémios do Prémio Nacional de Animação 2019 – cujo troféu é da autoria do ceramista caldense Vítor Reis – será exibido o filme “Das Gavetas Nascem Sons” de Vitor Hugo, seguido de uma performance, assim como a exibição de todos os filmes premiados nas três categorias do Prémio Nacional de Animação.

O intuito desta celebração e o facto dela decorrer a cada ano numa cidade diferente é, além de uma tentativa de levar o cinema de animação um pouco por todo o país, uma forma de homenagearmos as cidades que aceitam receber o evento e festejar connosco. Não foi diferente nas Caldas da Rainha, tão conhecida pelos trabalhos em cerâmica, e precisamente por esse motivo, a Casa da Animação escolheu o trabalho do ceramista Vitor Reis, antigo aluno da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, que assentiu de imediato ao nosso convite e aceitou incorporar um pequeno novo elemento à peça de cerâmica, “Gravata”: um prendedor de gravatas com a designação de cada categoria.

Data: 2 Nov. | Hora: 17h30 | Local: ESAD.CR Auditório

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO
& ENTREGA DE PRÉMIOS

DAS GAVETAS NASCEM SONS – Performance

Conceção: Henrique Fernandes e Casa das Brincadeiras

Apoio à Montagem e Construção: Sandra Neves e Emanuel Santos

Monitores: Ana Veloso e Patrícia Caveiro

Produção Executiva: Patrícia Caveiro

Produção: Sonoscopia

Sobre a performance: um pequeno armário encontrou um outro armário, e PLOP! Juntaram-se. Logo depois encontraram outros dois… 
E o que acham que aconteceu? PLOP! Pois! E assim continuaram. PLOP, PLOP, PLOP… Como qualquer armário, também estes gostavam de guardar COISAS, mas neste caso coisas muito especiais: “SONS”. No final, todos estes armários juntos deram origem ao “CONTADOR DE SONS”, LUGAR-‐OBJETO onde se escutam e criam histórias de uma forma muito especial.
Vem ouvir!… E sentir!… PLOP… Das gavetas nascem sons, é um objeto/instrumento musical coletivo que surgiu a convite da “Casa das Brincadeiras”, um dos projetos que integraram o festival Manobras no Porto, que decorreu entre os anos 2012 e 2013.

DAS GAVETAS NASCEM SONS

Realização: Vitor Hugo Rocha

Portugal, 2017, 7’47’’

Direitos de exibição e cópia gentilmente cedidos pela Agência da Curta Metragem.

Inicialmente era um objecto/instrumento sonoro colectivo muito especial com 42 gavetas, caixas e outras peças de imobiliário que gerou som… mecânico, continuo, aleatório, suave, ruído ou misterioso. E desse som nasceram imagens através de um exercício de procura de sincronismo sem nunca nos perdermos pelos corredores das memórias guardadas nas gavetas.

Vitor Hugo Rocha nasceu em Espinho, Portugal, em 1972. É um ilustrador e animador / realizador. Estudou Desenho no porto onde vive e tem colaborado com o Bando à Parte com quem participou em vários filmes de animação como Outro Homem Qualquer de Luís Soares, Carrotrope e Fim de Linha de Paulo D´Alva e Fuligem de David Doutel e Vasco Sá. Realizou o vIdeoclip animado para o tema Airport tunnel da banda Olivetreedance . O Som, a música e a sincronia parecem ter uma presença-chave no seu trabalho e apesar de ter carta de condução só conduziu uma vez um veículo motorizado depois de a ter adquirido em 2007.