Mostra dos melhores filmes da última edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda, 2019.

Data: 30 Out. | Hora: 17h30 | Local: ESAD.CR Auditório
Duração: 78 Minutos | Idade: M/12

ANIMAL BEHAVIOUR

Realização: David Fine, Alison Snowden

Canadá, 2018, 14’00’’

Lidar com o que acaba por vir de forma natural não é fácil, especialmente para os animais. Nesta curta-metragem nomeada aos Oscars, cinco animais reúnem-se com regularidade para discutir as suas angústias numa série de sessões de terapia de grupo liderada pelo Dr. Clement, um cão psicterapeuta.

ROUGHHOUSE

Realização: Jonathan Hodgson

França, Reino Unido, 2018, 15’33’’

Três amigos embarcam numa nova aventura uma cidade estranha. Quando surge no gang um novo e manipulador elemento, a lealdade de todos é posta à prova e com consequências terríveis.

BLOEISTRAAT 11

Realização: Nienke Deutz

Bélgica, Holanda, 2018, 09’39’’

Duas inseparáveis amigas passam as suas últimas férias de verão (da infância) divertidas, em brincadeiras à volta da casa. À medida que o verão avança, os seus corpos começam a ganhar formas estranhas. A puberdade parece estar determinada a acabar com o vínculo que as une. Filme vencedor do “Grande Prémio Estado de Baden-Württemberg e Cidade de Estugarda” no Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda 2019 (ITFS19)

ANIMALS

Realização: Tue Sanggaard

Dinamarca, 2019, 06’33’’

“Animals” é uma absurda e contemporânea curta-metragem que retrata a animalidade de nove pessoas presas dentro de um metro. Filme vencedor do Prémio Lotte Reiniger no Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda 2019 (ITFS19)

INVISIBLE / INVISÍVEL

Realização: Akihiko Yamashita

Japão, 2018, 13’14’’

Um anónimo e abandonado homem torna-se invisível e a sua existência começa a desaparecer. Pode a efervescência da sua vida ser restaurada numa única curta-metragem de animação?

RULES OF PLAY / REGRAS DO JOGO

Realização: Merlin Flügel

Alemanha, 2018, 07’34’’

Um grupo de frequentadores de um recinto de jogos encontra-se à noite para um último concurso. “Regras do Jogo / Rules of Play” retrata o fenómeno do jogo. O campo de jogo é o palco todos estes rituais: o acto de jogar, a competição e a intoxicação. Jogar significa liberdade, Jogar não é “comum” ou vida “real”. Jogar cria ordem. É absoluto e supremo. Hoje em dia as fronteiras ente trabalho e lazer são cada vez menos distintas.

SELFIES

Realização: Claudius Gentinetta

Suíça, 2018, 03’47’’

Como um verdadeiro fogo de artifício digital de auto-retratos, caricatas, embaraçosas e sofríveis selfies estão reunidas numa única curta-metragem. Imagem a imagem, artisticamente re-trabalhadas consolidam-se para formar um sorriso medonho que supera o abismo da existência humana.

MY GENERATION

Realização: Ludovic Houplain

França, 2018, 08’04’’

“My Generation” é a terceira parte de uma série de visões apocalípticas do realizador Ludovic Houplain: “Logorama” – “Money Time” – “My Generation”. Através de um olhar fulminante de um futuro hipotético, “My Generation” é um “point of view shot” de um misterioso veículo a andar para trás numa estrada e passando por várias pragas e desafios do tempo materialista que se interliga com vários parques temáticos: arte contemporânea, dados, desporto, religião, pornografia, vacas sagradas e vitelos dourados, política e finanças. Este “road movie” materializa e representa um conjunto de fluxos digitais com os quais lidamos constantemente. Um fluxo que acreditamos dominar mas que se nos escapa constantemente.