Todos os anos a Festa Mundial da Animação convida profissionais de reconhecido mérito nacional e internacional para júris do Prémio Nacionald e Animação, distribuídos por três categorias Profissionais, Escolas e Oficinas. Fique a saber quem são e qual o percurso deles dentro do cinema de animação.
CATEGORIA PROFISSIONAIS
Sandra Ramos
Nascida em Moçambique em 1974, Sandra Ramos passou a infância e parte da adolescência entre Europa e África, entre as artes plásticas e a prática desportiva.
Desde que frequentou o seu primeiro curso de Animação de Volumes, com José Miguel Ribeiro, em 2000, que se apaixonou pela animação nas suas vertentes/técnicas mais artesanais. E assim deixou para trás o Design de Equipamento da sua formação universitária.
Em 2001, depois de workshops com Ferenc Cako e Jiri Barta, candidatou-se e foi aceite na prestigiada escola La Poudrière. Aí, realizou 3 curtas-metragens em nome individual e uma colectiva e trabalhou com alguns grandes nomes da animação mundial (Paul Driessen, Yuri Tcherenkov, Regina Pessoa, Abi Feijó, Lorenzo Reccio, Bernard Palacios, Florence Miailhe…)
É professora e formadora em animação desde 2004, em instituições universitárias (Lusófona; ESAD das Caldas da Rainha; Fac. Belas Artes da Univ. Lisboa;), escolas (EPI; Ars Animación), festivais (Cinanima e Monstra) e, recentemente, na Conferência Anual da Society for Animation Studies, Univ. Lusófona, 2019.
Doutoranda em Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Realizações Individuais
“Quiero Você” – Março, 2013; Prod. Preta Lisboa, Monstra e Sandra Ramos
“O Rato” – 2008; Prod Lâmpada Acesa para A Ilha das Cores, RTP2
Realizados na escola La Poudrière: “Vers I’Igloo de la Mère-Grand” (Para o Igloo da Avozinha)– 2003; “En Son Brouille” – 2002; “Flocons de Sable” (Castelos de Neve) – 2002
Realizações Colectivas
“Compositio III” – Sandra Cristina Ramos, Bernardo Sarmento, Sílvia Namorado, Miguel Pires de Matos e Miguel Simas; 2012; prod. col. realizadores e Monstra
“Trailer do Festival de Auch” – alunos do curso 2001-03; 2003; La Poudrière
“O Racismo” – alunos de animação de volumes; 2000; Citen da Fundação Calouste Gulbenkian
Vítor Ribeiro
Programação de Cinema na Casa das Artes de Famalicão, com destaque para o Close-up – Observatório de Cinema (www.closeup.pt), desde Maio de 2016; Mestrado em “Mediação Cultural e Literária, Área de Especialização em Estudos de Cinema e Literatura” (Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, 2011-2013) com uma tese sob a forma de Guião Cinematográfico, “Em Teu Ventre”, que cruza ao sabor do tempo duas obras de Goethe, “As Afinidades Electivas” e “Werther”; Trabalho mais relevante na área da programação cinematográfica, com destaque para o projecto Cineclube de Joane (www.cineclubejoane.org), entidade financiada ininterruptamente pelo Ministério da Cultura desde 2002, do qual é director e programador desde 1998. Tem também concretizado propostas de programação em parceria com outras estruturas; Membro do Júri dos concursos do Instituto do Cinema e do Audiovisual em 2016-2019; Tem escrito regularmente sobre cinema em várias publicações, das quais destaca o Jornal Público e o site à pala de Walsh. Licenciado em engenharia civil, funcionário público.
Luís Vintém
Nasceu em Benguela em 1972. Licenciado em Ciências da Comunicação pela UNL. Especialista em Animação e Multimédia. Professor no Instituto Politécnico de Portalegre onde lecciona no Departamento de Artes, Design e Animação. Na licenciatura de Design de Animação e Multimédia é responsável por disciplinas como Linguagem Audiovisual e Projecto de Animação.
CATEGORIA ESCOLAS & OFICINAS
Isabel Aboim Inglez
Isabel Coelho de Aboim Inglez, 1971, doutorada em Cinema/Desenho pela Universidade Politécnica de Valência. Licenciada peala escola superior de teatro e cinema ESTC (Bacharelato Imagem/Lic.Realização).
Tem na imagem (desenho, luz, desenho de luz, fotografia, cinematografia) a sua formação e a sua actividade, seja ela académica ou de criação, desenvolvendo – à data – trabalho nas áreas da ilustração, animação, direcção de fotografia, câmara, iluminação para teatro e realização. É professora nas áreas de fotografia/lAudiovisual/Projecto na ESAD.CR desde 2005.
Realização
O Armário (1988), Inclinado (1988), Existo! (1989), Ecce Canis (1990), Gata Parda (1994), De Cabeça Perdida (1999), Táxi! (2001), Selo Ou Não Sê-lo (2004), Vacas – Aconteceu a Oeste (2006), Do Céu E Da Terra (2007/2011), Dora (2009), Idade Óssea (2016/ )
Lorenzo Degl’Innocenti
Lorenzo Degl’Innocenti, italiano de Firenze, chega em Portugal em 2001 e, a partir daí, começa o seu percurso no mundo da animação.
Dividido entre animação 2D e o stop-motion, começa a leccionar stop-motion como professor assistente de Nuno Beato na Faculdade de Belas Artes e a partir daí começa a colaborar noutros projectos entre os quais “Cândido” de Zepe (na animação), “O Sapateiro”, de David Doutel e Vasco Sá (no layout) e, depois, na sua própria curta-metragem de stop-motion, “Desassossego”, em exposição permanente no Museu da Marioneta de Lisboa.
Mantém uma ligação constante com o meio da publicidade tendo sido realizador, por parte da Trix, da última campanha da Super Bock Coruja, pela agência Solid Dogma.
Atualmente trabalha no seu próximo projecto em animação 2D, “The Monkey”, produzido pela Sardinha em Lata, sendo co-realizador e director de animação.
Davide Freitas
Funchal, 1972. Estudou Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (UP) e Gestão Cultural pela Associação Portuguesa de Gestão Cultural/UP. Atualmente é produtor da Animais – Animação, Vídeo e Publicidade, Lda.
Colaborador da Curtas Metragens CRL entre 2003 e 2017, desempenhando diversas funções desde a programação e coordenação de produção do projeto ANIMAR (2005-2017) passando pela produção, montagem e serviço educativo das exposições da Solar – Galeria de Arte Cinemática (2003-2017), com colaborações pontuais na produção do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema (2003-2016), à distribuição e venda de curtas-metragens na Agência da Curta Metragem (2003-2011).
Sócio-fundador da Casa da Animação – Associação Cultural da qual foi membro da direção entre 1999 e 2001, mantendo colaboração pontual nas atividades da associação.
Trabalhou ainda como produtor executivo no Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto (1997-2002).
Do seu percurso enquanto produtor destacam-se “Undisclosed Recipients” de Sandro Aguilar (2015) e “Clandestino” de Abi Feijó (2000) e, na qualidade de produtor executivo, “Nossa Senhora da Apresentação” de Abi Feijó, Alice Guimarães, Daniela Duarte e Laura Gonçalves (2015), “20 Desenhos e um Abraço” de José Miguel Ribeiro (2013), “Cães, Marinheiros” de Joana Toste (2007), “Interstícios” de Marina Graça (2001) e “A Noite” de Regina Pessoa (1999).