O panorama juvenil é pensado especialmente para jovens, versando temáticas emergentes. Nesta sessão composta por cinco curtas metragens fala-se de poesia, preconceito, igualdade, angústia, memórias passadas, busca pela felicidade e reflexões sérias sobre o mundo actual numa viagem que atravessa diversas técnicas de animação e que, desta forma, pretende contribuir para o desenvolvimento e para o enriquecimento cultural do público.

Data: 3 Nov. | Hora: 11h30 | Local: Centro Cultural e de Congressos – Pequeno Auditório
Duração: 70 Minutos | Idade: M/12 – 3.º Ciclo & Secundário

AHEAD

Realização: Ala Nunu Leszynska

2019, 5’20’’

(OO)

Realização: Seoro Oh

2017, 6’13’’

Acontecimentos estranhos em narinas aleatórias…

4 ESTADOS DA MATÉRIA

Realização: Miguel Pires de Matos

Portugal, 2017, 12’48’’

Filme de animação abstrato cujo tema principal é a “matéria”. Desenvolvido em 4 atos / andamentos, cada um deles formado por um universo gráfico e sonoro distinto, constitui-se como uma viagem pelos 4 principais estados da matéria: sólido, líquido, gasoso e plasma. Em cada uma destas partes coexistem 3 dimensões conceptuais, que correspondem a 3 áreas diferentes do conhecimento humano: a ciência, a arte e a religião. Estes 3 subtemas são as fontes de inspiração para a definição das formas e sons abstractos, bem como dos movimentos e ritmos que constituem as sequências animadas do filme.

CATHERINE

Realização: Britt Raes

2017, 11’51’’

Uma história de vida agridoce sobre uma jovem que, quando envelhece, se torna uma “crazy cat lady”.

L’OGRE / O OGRE

Realização: Laurène Braibant

2017, 9’41’’

Um gigante inseguro recusa-se a comer com medo de mostrar a sua verdadeira essência e, dessa forma, comprometer o seu lugar na sociedade. Porém, durante um jantar de negócios, essa sua essência vai ser posta à prova.

CHEZ MOI / MY HOME / A MINHA CASA

Realização: Phuong Mai Nguyen

2014, 11’53’’

A mãe de Hugo regressa a casa. No dia seguinte, quando Hugo acorda, encontra penas pretas por toda a casa.

ÚLTIMA CHAMADA

Realização: Sara Barbas

Portugal, 2016, 11’30’’

Catarina (uma gata) cruza-se com uma velha paixão, Diogo (um cão) na fila para a inspecção das bagagens no aeroporto. Têm uma conversa de circunstância que se adivinha muito constrangedora. São sucessivamente interrompidos por pequenos incidentes resultantes das medidas de segurança do embarque, enquanto se apercebem de um enorme erro do passado.